checkmark

Doenças comuns entre caminhoneiros

postado 26/12/2018 às 9:00hrs

Os caminhoneiros são alvo de muitas doenças pois suas condições de trabalho acabam sendo grandes portas de entrada para certas enfermidades. Confira, no post de hoje, quais são as mais comuns.

Apneia do sono

A apneia do sono é uma parada respiratória que acontece quando a pessoa está dormindo. De acordo com o diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet, de 15% a 17% dos motoristas profissionais sofrem dessa doença. A apneia faz com que o motorista sinta muito sono na direção veicular.

Alguns fatores que favorecem o desenvolvimento da apneia são problemas respiratórios, na faringe e cordas vocais. Alterações na arcada dentária e no céu da boca também promovem esse mal.

Hérnia de disco

A longa jornada de trabalho e a postura incorreta ao volante são os principais agravantes dessa doença. Trata-se de uma lesão mais frequente na região lombar e que pode tirar o caminhoneiro do trecho em casos mais graves. Seus principais sintomas são dores nas costas e dormência nas pernas.

Obesidade

Sim, obesidade é doença.

A obesidade representa uma ingestão de alimentos maior do que o gasto calórico correspondente. E essa doença ainda pode promover muitas outras, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, por exemplo. O excesso de gordura pode ser um fator genético ou estar relacionado a maus hábitos alimentares. Também pode ser resultados de disfunções endócrinas.

Hipertensão

A hipertensão é determinada pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias, sobrecarregando o coração. Entre as maiores causas da hipertensão estão: consumo de bebidas alcoólicas, fumo, obesidade e sedentarismo. Também pode ser causada por consumo elevado de sal, níveis altos de colesterol, diabetes e sono insuficiente. É uma doença silenciosa: só apresenta sintomas quando a pressão sobe muito.

Diabetes

Essa doença é causada pela deficiência de produção ou ação da insulina. As principais consequências para quem não sabe sofrer da doença ou não fazem o tratamento adequado são crises de hipoglicemia. Essa crise está relacionada ao baixo nível de açúcar no sangue. Além disso, também pode ser acometido por crises de hiperglicemia, ou excesso de açúcar no sangue.

Assim como seu caminhão precisa de checkups regulares, você – caminhoneiro – também precisa se cuidar. Portanto, consulte-se regularmente com um médico e mantenha sua saúde em dia. Afinal, sua vida deve vir em primeiro lugar!

Digite seu email para receber ofertas especiais!

Conheça todas as Empresas parceiras da Nicolini

  • logo