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Demanda de mercado: como ela pode interferir na sua loja

postado 18/02/2019 às 11:32hrs

Quer entender melhor a importância da demanda de mercado para sua loja? Então continue lendo esse post!

A demanda de mercado envolve diretamente a venda das suas mercadorias, por isso é tão importante entendê-la melhor. Aliás, demanda significa o nível de procura pelo produto que você oferece.

É mais difícil suprir a demanda de mercadorias que tenham uma competitividade maior. Afinal, o consumidor tem inúmeras opções disponíveis para escolher o que melhor corresponde às suas expectativas.

Existem alguns produtos que não têm uma demanda necessariamente alta, mas as opções disponíveis são reduzidas. Assim, acabam tendo uma carência que pode ser aproveitada. Conhecendo melhor qual é o seu caso, fica mais fácil aumentar seu número de vendas.

Existem diferentes tipos de demandas. São elas:

Negativa

Essa demanda costuma acontecer quando os consumidores não tiveram uma experiência positiva com o produto que você oferece. Geralmente, ocorre quando os produtos tem alguma relação com empresas que não tem reconhecimento no mercado. Também acontece muito quando as mercadorias estão ligadas a empresas que cometeram alguma fraude ou foram envolvidas em alguma corrupção.

Para contornar esse problema, você precisa pensar em uma forma de direcionar um novo olhar do público para esse produto. Qualquer solução que apresente uma oportunidade de valorização dessa mercadoria precisa ser testada.

Se sua loja ainda não é reconhecida, pense em dar maior visibilidade a ela. Você pode usar as redes sociais para que o público conheça melhor seu estabelecimento e se identifique com ele.

Plena

Já dá para ter uma ideia de como é esse tipo só pelo nome, não é mesmo? Sim, essa é a demanda perfeita: quando seu produto tem boa saída e uma aceitação satisfatória. Esse é o sonho de qualquer lojista!

Se você foi abençoado com essa demanda, para se manter nesse ritmo, siga sempre um planejamento bem preciso e assertivo. Além disso, não esqueça de demonstrar o quanto seus clientes são importantes para você, para mantê-los fidelizados. Continuar acompanhando as demandas do mercado, para que sua loja esteja sempre atualizada também é fundamental.

Latente

É aquele produto ou serviço que tem demanda, mas ainda não está disponível no mercado. Saber aproveitar pode determinar o sucesso do seu negócio. Isso porque, geralmente, a latente acontece por falta de qualidade nos produtos ou serviços.

Se você oferece produtos que encaixam-se nesse caso, sua percepção é que determina se sua demanda vai transformar-se em plena. Então, fique atento às reações dos clientes à sua mercadoria. O que os consumidores acham que precisa melhorar? O que já está bom, mas pode ser aprimorado? Com as respostas em mãos, comece a aplicar as modificações até que o cliente se sinta o mais satisfeito possível.

E então, conseguiu entender melhor o que é demanda, seus tipos e como utilizá-las a seu favor? Então agora é só colocar esse conhecimento em prática para que sua loja deslanche e consiga ótimas vendas.

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