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5 mitos da mecânica de caminhão

postado 17/09/2018 às 9:00hrs

A experiência é um fator importante na condução de um caminhão. Mas também pode carregar alguns vícios e hábitos errados, passados de geração a geração. Alguns são tão comuns e disseminados na rotina dos caminhoneiros que acabam até se tornando mitos. Para provar isso, separamos 5 mitos da mecânica de caminhão, confira!

1. Aquecer o motor

Esquentar o motor antes de partir é um mito da época em que os caminhões não tinham injeção eletrônica. Nesses modelos, os óleos lubrificantes também não eram tão viscosos.

Muitos caminhoneiros ainda acreditam que é preciso manter o motor do caminhão ligado por até 15 minutos antes de rodar. Porém, especialistas afirmam que o caminhão só deve se aquecer rodando. Isso porque existem vários componentes que, parados, não recebem calor e aquecimento.

Entre esses componentes estão os rolamentos, os freios, a embreagem, a caixa de transmissão, o eixo traseiro, entre outros. Portanto, não adianta nada aquecer por 10 minutos parado e depois sair cambiando em altas rotações ou forçando o caminhão.

O ideal é manter o motor ligado por cerca de 3 minutos antes de sair é bom porque enche o sistema de ar e freio do caminhão. Isso faz com que os balões de ar comprimido se completem. Porém, manter o motor funcionando parado por mais tempo não muda em nada o aquecimento do veículo.

2. Tirar a válvula termostática

Alguns motoristas não acreditam que é preciso utilizar a válvula termostática. Essa peça é um componente do motor que regula a divisão de fluxo do líquido de arrefecimento entre o motor e o sistema do radiador. Quando o motor está frio, ela mantém o líquido circulando apenas no motor, para que ele aqueça mais rápido. Já quando o motor está aquecido demais, ela transfere a circulação para o sistema do radiador.

Esse mito existe graças aos problemas apresentados no passado por esse tipo de sistema. Porém, atualmente, esses problemas são muito raros. Mesmo assim, muitos motoristas insistem em retirar a válvula, reduzindo a capacidade de arrefecimento do motor à metade. Isso porque mantém o líquido sempre circulando tanto pelo motor quanto pelo radiador.

Em uma subida forte, por exemplo, com o máximo da capacidade, o motor trabalhará super aquecido. Já quando estiver frio, vai demorar mais para aquecer, pois o líquido vai demorar mais ainda para esquentar. Isso porque ele não vai circular apenas dentro do motor.

3. Acelerar ao ligar e desligar o motor

Mais um mito passado, vindo de 1950. A prática era comum em caminhões movidos à gasolina e com carburador. Nesses casos, acelerar antes de desligar ajudava a encher a cuba de gasolina do carburador – responsável pela partida do motor. Porém, ainda hoje, há quem acredite que isso otimiza a lubrificação do motor.

Na prática, porém, o que acontece é exatamente o contrário. Com os caminhões novos, além de desperdiçar diesel, esse hábito prejudica as turbinas e o próprio motor. O motivo é justamente a lubrificação.

Quando o motorista liga o motor acelerado, existe um tempo para que a bomba de óleo lubrifique a parte mais alta do motor. Nesses casos, o motor vai girar sem a lubrificação adequada. O mesmo vale para as turbinas, que param de funcionar de maneira inercial.

Portanto, acelerar e desligar o motor em seguida faz com que a turbina siga girando até parar, sem estar lubrificada.

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4. Não usar aditivo radiador

Outro mito comum da mecânica de caminhão. Muitos não sabem, mas esse líquido pode transformar as propriedades da água. Basicamente, amplia os intervalos entre fervura e congelamento do líquido, evitando superaquecimentos no verão e congelamentos no inverno. Além disso, aditivos possuem propriedades anticorrosivas que protegem a parte interna do motor da ferrugem e corrosão

5. Utilidade do freio motor

Alguns caminhoneiros acham que o freio motor danifica os coletores do escapamento. Outros, que superaquece o motor do caminhão. Tem até os que acreditam que ele complica a sucção do óleo carter por causa da alta pressão. E outros mitos infundados.

Porém, ele mantém o caminhão com maior segurança na pista – principalmente em declives acentuados e longos. Além disso, evita o desgaste das lonas e tambores do freio de serviço, que podem aquecer e parar de funcionar.

Alguns caminhoneiros acham que ele aumenta o consumo de combustível, mas é o contrário. Quando o freio motor é acionado, a injeção de combustível é cortada totalmente, fazendo o motor trabalhar sem queima.

E aí, você já acreditou em algum desses mitos? Conhece mais algum? Conta para a gente nos comentários!

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